Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29.08 - Dia Nacional de Combate ao Fumo


         Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro. 

          Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

      No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Por outro lado, uma nova pesquisa constatou que a parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos, de acordo com dados inéditos do Ministério da Saúde. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde aponta que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mulheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012). 

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br

Caminhada de Mobilização - PSE


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.       


        No dia 10 de setembro de 2013, às 07h, haverá uma caminhada de mobilização para o Programa Saúde na Escola. Convidamos alunos, professores e pais de alunos da rede pública de ensino, para juntos com os profissionais da saúde do município se fazerem presentes a essa mobilização que terá início às 07h da manhã, saindo da Secretaria Municipal de Saúde e será encerrada na Escola Municipal Maria Umbelino de melo, onde será feita uma explanação sobre o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e sua importância para os educandos da rede pública de ensino do nosso município.

VENHA E PARTICIPE!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

UMA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Nota de esclarecimento

         

       Em virtude da chuva, adiamos a nossa caminhada mobilizada do PSE (Programa Saúde na Escola) com alunos, professores, pais dos alunos e profissionais de saúde. Data a confirmar. Agradecemos a compreensão de todos.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caminhada de Mobilização

        
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.       


              No dia 29 de agosto de 2013, às 07h, haverá uma caminhada de mobilização para o Programa Saúde na Escola. Convidamos alunos, professores e pais de alunos da rede pública de ensino, para juntos com os profissionais da saúde do município se fazerem presentes a essa mobilização que terá início às 07h da manhã, saindo da Secretaria Municipal de Saúde e será encerrada na Escola Municipal Maria Umbelino de melo, onde será feita uma explanação sobre o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e sua importância para os educandos da rede pública de ensino do nosso município.

VENHA E PARTICIPE!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

UMA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Programa Saúde na escola

      A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde.

       As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentados pelas histórias individuais e coletivas, com papéis sociais distintos – professores, educandos, merendeiras, porteiros, pais, mães, avós, entre outros sujeitos –, produzindo aprendizagens significativas e ratificando uma ética inclusiva. Desse modo, dimensionando a participação ativa de diversos interlocutores/sujeitos em práticas cotidianas, é possível vislumbrar uma escola que forma cidadãos críticos e informados com habilidades para agir em defesa da vida e de sua qualidade e que devem ser compreendidos pelas equipes de Saúde da Família (eSF) em suas estratégias de cuidado.

           Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.

           O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

         A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola.

Fonte: http://portal.saude.gov.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Campanha Nacional de Vacinação da Criança


         Todas as crianças menores de 5 anos deverão ser levadas a um posto de vacinação com a caderneta de saúde entre os dias 24 e 30 de agosto. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança estarão disponíveis para atualização. 

       O objetivo é disponibilizar as vacinas que estão no calendário básico de vacinação infantil para atualizar a imunização de crianças - o público é de menores de cinco anos, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
     É o segundo ano que vai ser realizada uma campanha "multivacinal", afirmou o secretário, em entrevista coletiva. Campanha semelhante foi realizada em 2012, de acordo com Barbosa.
      A previsão do Ministério da Saúde é atingir um público-alvo de 14 milhões de crianças.

    O dia 24 vai ser o "Dia D", em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha, afirmou Barbosa durante entrevista coletiva.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Campanha de Amamentação será exibida em sessões de cinema

          O Ministério da Saúde lançou a Campanha da Amamentação, nesta quinta-feira (1) em Brasília, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adesão de 150 países. O evento foi realizado numa sala de cinema com exibição para mães dentro do Cinematerna, um horário exclusivo dado a elas e aos seus bebês durante a programação do cinema, em ambiente com temperatura amena e luz suave. Para a exibição, o ministério fez parceria com a rede de cinema Cinemark, para exibição nas sessões do Cinematerna. A organização não governamental Cinematerna, que foi criada em 2008 para fomentar a retomada da vida social das mães,  conta com 60 salas em 30 cidades de 14 estados.
         “A campanha passa a mensagem que a mulher precisa de apoio para o aleitamento e para isso, precisamos mobilizar a família e os profissionais de saúde. O aleitamento materno não se reflete somente na saúde na infância, mas também na fase adulta desta criança, pois a amamentação reduz riscos de obesidade e pressão alta,” destacou o coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha durante evento de lançamento em Brasília. ”Nós fundadoras da Cinematerna amamentamos nossos filhos até os dois anos de vida e acreditamos na importância da amamentação, no vínculo que o ato proporciona e nos benefícios que traz para o bebê”, acrescentou Irena Nagashima, uma das fundadoras da Cinematerna.  
         Em 2013, a campanha do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz o slogan Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você e será lançada pela primeira vez numa sala de cinema. Com foco no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil para garantir o aleitamento até os dois anos, tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa Roberta Rodrigues, pais dos gêmeos Guilherme e Felipe, nascidos em abril deste ano.
          O Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Serão cerca de 200 mil cartazes que deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.
        De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009,41 % das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.
        A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Fonte: Maressa Ribeiro, da Agência Saúde.

1º a 7 de agosto - Semana Mundial da Amamentação

          
        Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a campanha tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e sua esposa Roberta Rodrigues.
           O leite materno ajuda o seu bebê a crescer forte e saudável. Por isso, até os 6 meses, dê apenas o leite materno. Depois, ofereça alimentos saudáveis e continue amamentando até os 2 anos ou mais.