Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde e o Outubro Rosa



        Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
        

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.           

Fonte: Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

1º de outubro - Dia Nacional e Internacional do Idoso

      1º de outubro é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Para comemorar, o NASF realizou uma Semana de atividades.

     

      Palestra da Assistente Social sobre "Direitos da Pessoa Idosa", trabalhando o Estatuto do Idoso. Foram feitos questionamentos por parte dos idosos e realizadas orientações a eles, sendo o momento bastante participativo.


     O NASF esteve com seus grupos de hiperdia realizando atividade educativa sobre Direitos dos Idosos, gincana socioeducativa com provas fazendo resgate histórico da cultura da cidade e de musicas tradicionais. Em outro momento, o NASF participou das atividades da Secretaria de Assistência Social, realizando atividade educativa sobre "Sexualidade na terceira idade" e gincana socioeducativa incluindo atividades sobre alimentação saudável. O encontro aconteceu no dia 1 de Outubro, as 14h no CCI.


        Atividade educativa com a Psicóloga do NASF sobre "Relacionamento e Sexualidade na Terceira Idade" com os idosos do CCI na Semana em Comemoração ao Dia do Idoso. 


       Participação do NASF na Semana em Comemoração ao Dia do Idoso com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atividade educativa sobre alimentação saudável e gincana cultural para animar a todos que estavam presente. 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

II Mutirão da Saúde será no Capim Açu

     
       A Secretaria de Saúde de Santo Antonio estará realizando o II Mutirão da Saúde na comunidade do Capim Açu, no dia 02 de outubro de 2013 (quarta-feira), a partir das 08hs. Com o tema Saúde e Qualidade de Vida: um direito de todos, o evento levará até a comunidade rural os seguintes serviços: pediatria, clínico geral, coleta de preventivos, ginecologia, odontologia, nutrição, cardiologia + exame de eletrocardiograma, fisioterapia, terapia ocupacional, vacinação, palestras de primeiros socorros com a equipe do SAMU, palestras com a equipe dos Agentes de Endemias, entre outros. 

      O objetivo do mutirão é promover ações voltadas à saúde e qualidade de vida do moradores da referida localidade. Contamos com a presença de todos. 


Saúde e qualidade de vida: um direito de todos!


29/09 - Dia Mundial do Coração

    
       Neste domingo, 29 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial do Coração. A data é propícia para se atentar aos cuidados necessários para a saúde e o bom funcionamento deste órgão vital. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo morrem anualmente vítimas de alguma doença do coração. Só no Brasil, o número chega a 300 mil.

     Algumas ações preventivas podem ser eficazes para combater ataques cardíacos e infartos prematuros. "Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC", alerta a presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio (Secocerj), Glaucia Maria Moraes de Oliveira.

    A especialista reforça que realizar exames de rotina é importante para diagnosticar problemas como esses o quanto antes. "Essas doenças são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas", ressalta a médica.

Confira algumas dicas dos cardiologistas do Instituto Nacional de Cardiologia e da Secocerj:

1. Faça exercícios físicos regularmente e com orientação médica
É recomendada a pratica de exercícios durante 40 minutos, de três a cinco vezes por semana. O ideal é fazer caminhadas intercaladas com pequenas corridas, o que vai auxiliar na melhora do condicionamento físico. Atletas de fim de semana devem consultar antes um cardiologista. Hipertensos, diabéticos e cardiopatas em geral devem praticar exercícios físicos. Porém, é necessário realizar exames clínicos para verificar se a saúde está em dia. E sempre se mantenha hidratado durante a atividade!

2. Cuide bem da sua alimentação
O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto. Troque os lanches gordurosos por receitas mais saudáveis, como um sanduíche de queijo minas com peito de peru, por exemplo. Frutas secas, como passas, damasco e castanhas não ocupam muito espaço na bolsa e são muito nutritivas. E não dê ouvidos a dietas milagrosas. Fechar a boca para perder peso não é saudável e ainda deixa o organismo fraco, o que pode causar hipoglicemia (perda de açúcar no sangue).

3. Atenção à sua pressão arterial
Quem já é hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle. Para quem não é hipertenso, o ideal é checar a pressão pela menos uma vez ao ano - inclusive crianças. Quem já tiver se aproximado da pressão 130 por 80, deve aferir a cada seis meses, mesmo que nada sinta.

4. Tome cuidado com o estresse
Elevar a pressão arterial é um perigo para o coração, por isso é importante aprender a controlar o estresse. Uma dica é caminhar diariamente por, pelo menos, 30 minutos. A atividade física com orientação é sempre uma boa aliada.

5. Faça consultas regulares com o médico
Não deixe de buscar auxílio médico sempre que notar qualquer alteração em seu ritmo e faça exames de rotina a cada seis meses. Ir ao cardiologista uma vez ao ano também pode evitar surpresas.

6. Abandone o cigarro.
O tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.



Fonte: http://www.sidneyrezende.com

 

27/09 - Dia Nacional da Doação de Órgãos

Todos nós podemos ser doadores de órgãos, basta comunicar esse desejo à família. Não deixe a vida se apagar. 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

MS lança campanha para estimular doação de órgãos

     Peças publicitárias trazem personagem transplantado há sete anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

          O ministro da Saúde, Alexandre Padilha lançou, nesta quarta-feira (25), a nova campanha que marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado nesta sexta-feira (27) - com as mensagens-chave “Não deixe a vida se apagar. Seja doador de órgãos. Fale com sua família”. A campanha tem objetivo de sensibilizar e estimular a doação de órgãos em todo país.  O Brasil é referência mundial no campo dos transplantes. Atualmente, 95% das cirurgias no país são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é gerenciado pelo Ministério da Saúde, pelos estados e municípios.

               Nas peças da campanha deste ano, o protagonista é Matheus Bitencourt Lazaretti, de sete anos, que foi transplantado há alguns anos. Em 2007, a criança também participou da campanha anual de estímulo à doação de órgãos.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br
  

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29.08 - Dia Nacional de Combate ao Fumo


         Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro. 

          Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

      No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres). Por outro lado, uma nova pesquisa constatou que a parcela da população brasileira acima de 18 anos que fuma caiu 20% nos últimos seis anos, de acordo com dados inéditos do Ministério da Saúde. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde aponta que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mulheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012). 

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br

Caminhada de Mobilização - PSE


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.       


        No dia 10 de setembro de 2013, às 07h, haverá uma caminhada de mobilização para o Programa Saúde na Escola. Convidamos alunos, professores e pais de alunos da rede pública de ensino, para juntos com os profissionais da saúde do município se fazerem presentes a essa mobilização que terá início às 07h da manhã, saindo da Secretaria Municipal de Saúde e será encerrada na Escola Municipal Maria Umbelino de melo, onde será feita uma explanação sobre o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e sua importância para os educandos da rede pública de ensino do nosso município.

VENHA E PARTICIPE!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

UMA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Nota de esclarecimento

         

       Em virtude da chuva, adiamos a nossa caminhada mobilizada do PSE (Programa Saúde na Escola) com alunos, professores, pais dos alunos e profissionais de saúde. Data a confirmar. Agradecemos a compreensão de todos.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caminhada de Mobilização

        
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.       


              No dia 29 de agosto de 2013, às 07h, haverá uma caminhada de mobilização para o Programa Saúde na Escola. Convidamos alunos, professores e pais de alunos da rede pública de ensino, para juntos com os profissionais da saúde do município se fazerem presentes a essa mobilização que terá início às 07h da manhã, saindo da Secretaria Municipal de Saúde e será encerrada na Escola Municipal Maria Umbelino de melo, onde será feita uma explanação sobre o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e sua importância para os educandos da rede pública de ensino do nosso município.

VENHA E PARTICIPE!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

UMA PARCERIA ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.



Programa Saúde na escola

      A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde.

       As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes sustentados pelas histórias individuais e coletivas, com papéis sociais distintos – professores, educandos, merendeiras, porteiros, pais, mães, avós, entre outros sujeitos –, produzindo aprendizagens significativas e ratificando uma ética inclusiva. Desse modo, dimensionando a participação ativa de diversos interlocutores/sujeitos em práticas cotidianas, é possível vislumbrar uma escola que forma cidadãos críticos e informados com habilidades para agir em defesa da vida e de sua qualidade e que devem ser compreendidos pelas equipes de Saúde da Família (eSF) em suas estratégias de cuidado.

           Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.

           O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

         A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola.

Fonte: http://portal.saude.gov.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Campanha Nacional de Vacinação da Criança


         Todas as crianças menores de 5 anos deverão ser levadas a um posto de vacinação com a caderneta de saúde entre os dias 24 e 30 de agosto. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança estarão disponíveis para atualização. 

       O objetivo é disponibilizar as vacinas que estão no calendário básico de vacinação infantil para atualizar a imunização de crianças - o público é de menores de cinco anos, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
     É o segundo ano que vai ser realizada uma campanha "multivacinal", afirmou o secretário, em entrevista coletiva. Campanha semelhante foi realizada em 2012, de acordo com Barbosa.
      A previsão do Ministério da Saúde é atingir um público-alvo de 14 milhões de crianças.

    O dia 24 vai ser o "Dia D", em que todos os postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha, afirmou Barbosa durante entrevista coletiva.


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Campanha de Amamentação será exibida em sessões de cinema

          O Ministério da Saúde lançou a Campanha da Amamentação, nesta quinta-feira (1) em Brasília, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adesão de 150 países. O evento foi realizado numa sala de cinema com exibição para mães dentro do Cinematerna, um horário exclusivo dado a elas e aos seus bebês durante a programação do cinema, em ambiente com temperatura amena e luz suave. Para a exibição, o ministério fez parceria com a rede de cinema Cinemark, para exibição nas sessões do Cinematerna. A organização não governamental Cinematerna, que foi criada em 2008 para fomentar a retomada da vida social das mães,  conta com 60 salas em 30 cidades de 14 estados.
         “A campanha passa a mensagem que a mulher precisa de apoio para o aleitamento e para isso, precisamos mobilizar a família e os profissionais de saúde. O aleitamento materno não se reflete somente na saúde na infância, mas também na fase adulta desta criança, pois a amamentação reduz riscos de obesidade e pressão alta,” destacou o coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha durante evento de lançamento em Brasília. ”Nós fundadoras da Cinematerna amamentamos nossos filhos até os dois anos de vida e acreditamos na importância da amamentação, no vínculo que o ato proporciona e nos benefícios que traz para o bebê”, acrescentou Irena Nagashima, uma das fundadoras da Cinematerna.  
         Em 2013, a campanha do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz o slogan Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você e será lançada pela primeira vez numa sala de cinema. Com foco no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil para garantir o aleitamento até os dois anos, tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa Roberta Rodrigues, pais dos gêmeos Guilherme e Felipe, nascidos em abril deste ano.
          O Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Serão cerca de 200 mil cartazes que deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados.
        De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009,41 % das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.
        A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Fonte: Maressa Ribeiro, da Agência Saúde.

1º a 7 de agosto - Semana Mundial da Amamentação

          
        Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a campanha tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e sua esposa Roberta Rodrigues.
           O leite materno ajuda o seu bebê a crescer forte e saudável. Por isso, até os 6 meses, dê apenas o leite materno. Depois, ofereça alimentos saudáveis e continue amamentando até os 2 anos ou mais.